• Home
  • O Projeto
  • Notícias
  • Vídeos
  • Galerias
  • Agenda

8/16/2016 8:54:20 AM

PAA tornou-se programa destaque na história do Jovem Cidadão


O Projeto Jovem Cidadão, executado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL) e patrocinado pela Petrobras, contribuiu pela disseminação do conhecimento sobre as políticas públicas em diversas comunidades alagoanas. E o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) além de ter sido acessado por diversas famílias de agricultores, também pôde ser usufruído por jovens que participaram do Jovem Cidadão.

Dessa forma, políticas com o PAA criaram uma rede de benefícios para uma série de famílias que conseguiram vender seus produtos para a Companhia Nacional de Abastecimento(Conab). Esses produtos foram repassados para entidades que auxiliam grupos de pessoas com insegurança alimentar e todos os envolvidos na ação proporcionada pelo PAA ganharam oportunidade e dignidade sob esse direito conquistado.

José Williames Ferreira e Otoniel da Rocha, participantes do Projeto Jovem Cidadão, auxiliaram com planos de ação em suas comunidades e divulgaram programas como o PAA para levar melhorias para as famílias de agricultores.

Segundo José Williames, participante da primeira fase do Projeto como educando da cidade de Arapiraca, a vivência proporcionada pelo Jovem Cidadão enriquece através do conhecimento. “Não sabia que o agricultor tinha tanta oportunidade. Pela falta de conhecimento, o jovem se distancia do campo. Com os conhecimentos construídos, o jovem passa a permanecer na zona rural”, explica o jovem educando.

José Williames, após o Jovem Cidadão, se tornou auxiliar técnico da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), cooperativa que contribuiu pela organização de grupos familiares propostos para participarem do PAA.

“O PAA dá oportunidade pra vender os produtos, além de ser doação simultânea, que proporciona ótimas mudanças para o agricultor e agricultora familiar”, enfatiza o jovem também contemplado pelo programa.

E Otoniel, participante da primeira fase do Jovem Cidadão como educando e da segunda fase como educador, reafirma a importância do Projeto para a divulgação dessas políticas. “Através do Jovem Cidadão tivemos oportunidade, conhecimento. Hoje atuo como presidente da Associação de Agricultores do Povoado Bananal e estamos organizando o nosso quarto grupo de PAA, o que é muito significativo para nós, visto seu sucesso”, contempla o jovem de Viçosa.

Otoniel ainda ressalta que o PAA levou a diversas famílias melhoria na renda, trabalho fixo para diversos moradores de Bananal e demais localidades e a possibilidade de viver bem através da agricultura, sem precisar recorrer às grandes cidades.

Desse modo, as políticas públicas como o PAA se consagram como uma oportunidade necessária para uma vida mais digna e democrática. Pois, através desse acesso, diversas famílias de agricultores puderam ser assistidas e se sustentarem em suas próprias terras, colaborando assim não só com o crescimento pessoal como com o desenvolvimento de toda uma região.

Capacitar jovens e mulheres ligados/as à agricultura familiar no estado de Alagoas para que estes/as atuem como Agentes de Desenvolvimento e Educadores/as Popular em suas comunidades, utilizando as Políticas Públicas... Saiba mais no link O PROJETO



Jovens, homens e mulheres, ligados à agricultura familiar. OBJETIVO ESPECÍFICO: 1. Capacitar 64 jovens egressos da primeira fase do Projeto Jovem Cidadão como Educadores Populares em Políticas Públicas; Saiba mais no link O PROJETO

- Ter entre 18 e 29 anos; - Estar cursando e frequentando qualquer nível de ensino (em qualquer modalidade) ou ter concluído o Ensino Médio; - Saber ler e escrever; - Preferencialmente, estar ligado ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadora

Projeto Jovem Cidadão Fase II - Todos os direitos reservados